Estou há muito tempo sem contribuir para o INSS. Ainda estou protegido?

Você está visualizando atualmente Estou há muito tempo sem contribuir para o INSS. Ainda estou protegido?

Tem pessoas que acham que porque contribuíram para o INSS por um certo período, estarão cobertas pela previdência por toda a vida, mas não é assim que funciona!

Enquanto o segurado está contribuindo para previdência, ele está coberto dos riscos, entretanto, quando ele para de contribuir, existe um período concedido pela lei, que mesmo sem efetuar contribuições, ele mantém a cobertura dos riscos, esse tempo é chamado de período de graça.

Esse período de cobertura estendida é de no mínimo 12 meses para os segurados obrigatórios (aqueles que recebem remuneração), e de no mínimo 6 meses para os segurados facultativos.

No caso dos segurados obrigatórios, esse período pode se estender por mais 12 meses, se o segurado tiver mais de 120 contribuições, e por ainda mais 12 meses, se comprovar situação de desemprego (através de registro no SINE ou pelo recebimento de seguro desemprego). Ou seja, a extensão do período pode chegar a até 36 meses!

Após todos esses prazos, sem contribuir, haverá a chamada perda da qualidade de segurado, em que o trabalhador não estará mais coberto dos riscos sociais, não tendo acesso mais aos benefícios não programáveis (os por incapacidade, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-acidente, etc.).