E se minha aposentadoria for negada?

Você está visualizando atualmente E se minha aposentadoria for negada?

Calma, não se desespere! Não é o fim!

Após uma negativa de um pedido de aposentadoria, primeira coisa a se fazer, é verificar qual o motivo da negativa, geralmente o motivo vem descrito na carta de indeferimento do pedido. A carta pode chegar pelos Correios ou pode ser consultada pelo portal “Meu INSS”.

Sabendo o motivo do indeferimento, é preciso analisar se faz sentido ou não a negativa, ou seja, se o INSS tem razão naquilo que diz.

Se o INSS tiver razão, será preciso corrigir o motivo do indeferimento, às vezes aguardar mais um tempo para completar os requisitos, ou então fazer um novo pedido apresentando os documentos de forma correta, etc.

Mas se for verificado que o INSS não tem razão na sua negativa, às vezes por não ter analisado direito toda a documentação apresentada, ou por alguma falha do sistema. Nesses casos, pode o segurado entrar com um recurso contra o indeferimento, dentro do prazo de 30 dias. Esse recurso é protocolado dentro do próprio sistema do INSS.

Pode ainda o segurado, iniciar um processo judicial, para discutir e tentar reverter o indeferimento.

Em todas essas situações, o acompanhamento por um advogado de confiança do segurado se torna essencial, para que este não fique perdido diante das exigências do INSS e para que haja a garantia do direito a tão desejada aposentadoria!