Já completei o tempo de contribuição exigido, posso parar de contribuir?

Você está visualizando atualmente Já completei o tempo de contribuição exigido, posso parar de contribuir?

Com a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição pela Reforma, o que tornou a aposentadoria para alguns mais distante, muitos segurados autônomos têm pensado na possibilidade de não mais contribuir para o INSS, tendo em vista que já atingiram o mínimo de contribuições exigidas, mas estão longe de completar a idade (62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens).

Para aqueles segurados que têm muito tempo de contribuição, é necessário analisar se há alguma regra de transição em que possa se encaixar, para ter acesso a aposentadoria por tempo de contribuição, sem exigência de idade mínima. Pois nesses casos, o segurado precisará de mais tempo de contribuição para acessar as regras, devendo contribuir por mais tempo.

Além disso, é preciso analisar se todo esse tempo de contribuição está realmente reconhecido pelo INSS, pois, às vezes, faltam registros das contribuições perante a autarquia previdenciária.

O segurado também precisa analisar o valor de aposentadoria que pretende receber, tendo em vista que o cálculo pós reforma mudou, e o tempo de contribuição influencia no valor final do benefício.

Outro destaque, é a perda da qualidade de segurado após certo período sem contribuir pra o regime. O que fará com que o segurado fique desassistido diante de algum infortúnio, inclusive privando seus familiares do recebimento de pensão por morte.

Portanto, CUIDADO, tudo isso deve ser levado em conta na decisão de continuar ou não contribuindo para a previdência social!