Tenho mesmo que depender do INSS?

Você está visualizando atualmente Tenho mesmo que depender do INSS?

A criação do sistema de previdência pública foi pensada para que as pessoas tivessem a garantia de um sustento quando chegasse a idade da velhice.

Isso porque, a maioria das pessoas na fase da juventude, não se preocupam muito com a amanhã! Então, por isso, o sistema público de previdência é de contribuição obrigatória para a maior parte da população!

E é obrigatório para quem? Para todos aqueles que recebem remuneração (dinheiro) pelo seu trabalho!

Dentro dos segurados obrigatórios, têm aqueles que terão o pagamento automático das suas contribuições previdenciárias, por exemplo, os que trabalham de carteira assinada. Esses terão descontado mês a mês a contribuição do INSS em seus salários.

Não precisando se preocupar em fazer os recolhimentos mensais, já que essa obrigação é do patrão.

Ainda dentro dos segurados obrigatórios, há os autônomos, e eles sim têm a obrigação de fazer seus próprios recolhimentos para a previdência com base naquilo que recebem/faturam no mês. Ou optando por planos com alíquotas reduzidas de recolhimento, com base no valor do salário-mínimo.

Mas doutora, tem como eu não depender, não contribuir para a previdência? Tem sim! Se você não trabalhada, ou não obtém renda nenhuma com as atividades que você exerce, aí sim, você não é obrigado a contribuir para o INSS. Mas se quiser, tem a opção de participar recolhendo para o sistema!